terça-feira, 26 de agosto de 2008

O PAI DOS PLANTADOS

Takashi Amano nasceu em 18 de Julho de 1954.

Seu interesse por plantas e animais aquáticos começou ainda muito cedo, ganhou um prêmio por pesquisa científica do peixe paraíso koreano ainda na escola primaria, inciando o estudo e a experimentação da relação entre peixes e plantas nesta mesma época.

Foi um universitário sensível e muito criativo, membro do clube de ciclismo nacional, pintava aquarelas e foi o primeiro a criar um movimento para proteger o meio ambiente local de Niigata. Ele cresceu nas proximidades do pântano Yoroi, o maior na região de Niigata, onde há muitas plantas, peixes e aves aquáticas.

Começou a construir e fotografar aquários plantados em 1972.
Em 1976 ele começou a publicar suas fotos e ensaios sobre peixes e plantas das suas viagens à África, Ásia e ilhas do sul do Japão.

Paticipou de sua primeira competição fotográfica em 1991 com "Chameleon Diary" ganhando com honras, e "Leading Ladies in Shade" selecionado para exibição publica. Seu "Yamor" ganhou medalha de prata no 'Fuji Film Nature Photo Contest' no mesmo ano. Além disso ganhou diversos prêmios concedidos pela prefeitura e repartições em Niigata.

"Eu creio que Takashi tenha organizado uma revolução do antigo e rígido conceito de aquário - o qual era apenas uma caixa de vidro para observar peixe," falou um de seus colegas o Dr. Nagashima - "Ele fez das plantas as estrelas do aquário e transformou o trabalho do aquarista em uma forma de arte."

Amano foi um ciclista profissional de 1974 a 1990, mas atualmente ele devota sua energia para dirigir a Aqua Design Amano, ADA, uma empresa especializada em produção e produtos para aquários plantados. Desde 2001 e anualmente, atravez da ADA, o Sr. Amano realiza o International Aquatic Plants Layout Contest (IAPLC), maior concurso de Aquascaping do mundo, com participações de todo os cantos do globo. A ADA também assina a publicação do Aquajournal, uma revista mensal especializada em aquapaisagismo, infelizmente disponível apenas em japonês, onde podemos conferir o trabalho do Sr. Amano, tanto como aquapascaper como fotógrafo primoroso de suas espetaculares montagens. A paixão do Sr. Amano pela Amazonia e pela fotografia também produziram documentários fotográficos que são vendidos no Japão em formato de livro e DVD, "The Rio Negro" é um dos últimos. Mais recentemente, em 2007, a ADA participou da produção do filme "Sono Toki wa Kare ni Yoroshiku" (Say Hello for Me] cujo protagonista possui uma loja de aquários.

Amano: "-Humanos, os recém-chegados neste planeta com bilhões de anos de idade, têm agora o poder de destruir a natureza. A água um dia limpa está virando lama, e a terra antes verde está perdendo suas cores. Na tentativa de construir vidas ricas, as pessoas nos fizeram invariavelmente pobres com a destruição da Natureza. Somente corações desolados podem crescer em uma vizinhança desolada. Nós temos que nos lembrar que nós também vivemos na natureza. Construindo e mantendo maravilhosos aquários naturais, as pessoas reaprendem a intricada conexão entre as formas de vida: plantas, peixes, micro organismos e humanos. Ricos e belos seguem com harmonia e equilíbrio. O Aquário é um grande mestre nesta arte."

Fonte: http://www.xylema.net/index.php/Takashi-Amano-Biografia.html

Nenhum comentário: